marketing de rede multinível

Informações e dicas sobre marketing de rede multinível

Empreender no Brasil não é e nunca foi fácil. Com a crise econômica que estamos vivendo, ficou pior ainda. Entretanto, nem tudo está perdido. Nesse texto, vamos abordar a situação econômica no Brasil e e te explicar como fazer para empreender nesse momento tão complicado. Mas primeiro, vamos entender um pouco sobre um plano de negócios chamado revenda de bens e serviços. Talvez você nunca tenha ouvido falar dessa maneira, mas com certeza tem algum conhecido ou parente que já revendeu cosméticos ou suplementos alimentares, certo? Pois é, eles são a mesma coisa. Esse é um tipo de modelo de negócio muito rentável que se chama MMN (marketing de rede multinível).

Como funciona o marketing de rede multinível

Existem diversos tipos de modelos comerciais. Venda de assinaturas, marketplace e desenvolvimento de games são alguns deles. Entretanto, nenhum deles têm o custo benefício do marketing de rede multinível. Também chamado de marketing multinível, esse modelo de negócios faz sucesso no mundo todo por uma razão: versatilidade nas vendas. Existem duas formas de praticar o marketing de rede multinível.

Na primeira delas, chamada de forma direta, o investidor compra determinado produto do fornecedor e o revende um pouco mais caro para o consumidor final, sem nenhum tipo de ajuda intermediária. Na forma indireta, além de investir e vender diretamente, o investidor comanda um time de vendedores de sua confiança. Sob a liderança dessa pessoa, os vendedores também vão comercializar o produto. Nesse modelo indireto, o investidor principal fica com uma pequena parte do lucro das vendas.

Marketing multinível é esquema de pirâmide?

O marketing de rede multinível é conhecido e muito usado no mundo todo. Grandes empresas, inclusive, possuem departamentos que seguem esse tipo de modelo de negócios. Mas, infelizmente, mesmo com todo esse sucesso, alguma pessoas confundem marketing de rede com esquema de pirâmide. O esquema de pirâmide funciona da seguinte maneira: o investidor aplica dinheiro no esquema (que pode ser feito com qualquer produto) e espera o retorno prometido por quem está no topo da pirâmide. O problema é que esse retorno nunca aparece e o investidor perde todo o seu dinheiro.

Já no marketing multinível, você investe no seu próprio trabalho, comprando e revendendo produtos e serviços. Com isso, grande parte do lucro que o investidor ganha, depende exclusivamente do seu trabalho. Abaixo, listamos algumas características de empresas que cometem o golpe da pirâmide:

  • Investimentos sem retorno;
  • Somente quem está no topo da pirâmide ganha;
  • Promessas de ganhar dinheiro sem trabalhar;
  • Recrutamento indevido de pessoas.

Como podemos ver no texto acima, esquema de pirâmide e marketing multinível são duas coisas completamente diferentes. Enquanto que o primeiro citado é um crime financeiro, ilícito, o segundo se trata de um modelo de negócios reconhecido internacionalmente e totalmente lícito. Portanto, esquema de pirâmide não é marketing de rede multinível. Enfim, se você pensa em abrir seu negócio e não sabe por onde começar, MMN (marketing de rede multinível) é a solução para as duas dúvidas.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Meu Ideal atende marketing de rede multinível: