marketing multinível

Como funciona o marketing multinível

Existem diversas formas de ganhar dinheiro. Afinal, vivemos em um mundo completamente tecnológico, industrializado e, consequentemente, com muitas maneiras de levantar aquela grana. A grande questão por trás disso é: como fazer uma grana de forma rápida, segura e, se possível, de casa?

As revendas online, por exemplo, é uma ótima resposta para a pergunta acima. Afinal, é possível revender qualquer tipo de produto na internet, hoje em dia. Basta ter planejamento, foco no trabalho e saber montar um bom site de vendas. Entretanto, por trás disso tudo, deve existir uma coisa essencial chamada: modelo de negócio. Quer saber qual é o um dos modelos de negócio mais rentáveis dentro da economia? Marketing multinível.

Marketing multinível

Marketing multinível, conhecido também como MMN ou marketing de rede, é um modelo de negócio, basicamente, que se estrutura da seguinte maneira: marketing multinível direto e marketing multinível indireto. O marketing multinível direto pode ser entendido como uma ação de venda direta. Isso quer dizer que o empreendedor compra o produto do fabricante e o revende diretamente para o consumidor, não havendo nenhum intermediário na transação. Já o marketing multinível indireto é um pouco diferente.

Além de investir no produto do fabricante e revendê-lo, como na forma direta, o empreendedor faz sua própria equipe de vendedores, que irá comercializar os produtos e serviços diretamente com o cliente. Como líder do grupo, o empreendedor fica com uma parte do lucro das vendas. Existe, também, o marketing multinível online, que é igual ao marketing de rede normal, só que com vendas via internet.

Marketing de rede é esquema de pirâmide?

Muitas pessoas que ainda não entendem muito de marketing multinível têm uma série de dúvidas e preocupações. A principal delas é: "marketing de rede é um tipo de esquema de pirâmide"? Para esclarecer de uma vez por todas: não, são duas coisas completamente diferentes. O esquema de pirâmide funciona da seguinte maneira: um empreendedor investe em determinada empresa com a promessa de que irá lucrar e ter o dinheiro de volta.

Entretanto, o retorno não acontece e ele perde todo dinheiro, que fica com quem o enganou. Já o marketing de rede, como dissemos acima, é um modelo de negócio que pratica ações diretas e indiretas de vendas, totalmente legal e dentro da lei. Para entender melhor a diferença de ambos os conceitos, listamos abaixo algumas características do esquema de pirâmide:

  • Tem como objetivo enganar as pessoas;
  • É uma atividade totalmente ilícita;
  • O lucro é todo advindo de formas indiretas;
  • Apenas quem está no topo da pirâmide tem vantagem.

Como vimos acima, esquema de pirâmide e marketing multinível são coisas completamente diferentes, que não têm ligação alguma. Enquanto que o esquema de pirâmide é um crime que pode levar a cadeia, o marketing de rede é apenas uma das diversas formas de se fazer negócio. Portanto, se você quer ganhar dinheiro e ter sua própria empresa, planeje, pense e execute. E, claro, saiba o que é e como funciona o marketing multinível.


Publicações Relacionadas

Regiões onde a Meu Ideal atende marketing multinível: